terça-feira, 19 de janeiro de 2021

COMO VERIFICAR ESTADO E CODIFICAR A BATERIA AUDI A4/S4 / A5/S5 B8

COMO VERIFICAR ESTADO BATERIA AUDI A4/S4 / A5/S5 B8



Hoje vou ensinar como verificarem o estado da bateria do vosso carro através do VAG-COM.


Esta função é ideal para quem não tem a função ativa através do MMI, para quem tem esta função no MMI irá perceber que o mesma não perceber que a mesma não revela a 100% do estado da bateria, como já foi reportado em vários fóruns lá fora.

Para quem tem a função ativa no MMI e quiser ver o estado da bateria basta acederem no menu do MMI "Nível de carga da Bateria" e ver que normalmente está sempre a 100% mas na realidade não está! só em casos mesmo mais avançados de degradação da bateria é que sai dos 100%.
Seguem em baixo uma imagem de exemplo a bateria a 100%

Nota: Se ainda não tem esta função "Nivel de carga da bateria" no MMI basta seguirem este Manual Português para Audi A4/S4 A5/S5.



Para vermos realmente do estado basta abrir o VAG-COM aceder ao modulo 19- CAN Gateway.


Agora clicamos em [Measure Block].


Depois vamos usar no Groups 18 19 e 20
Se virem a imagem em baixo no Group 019 em  Battery State (SOC) a bateria está a 78% e no MMI a 100%
Se virem a imagem em cima no Group 019  (SOC) a bateria está a 78% e no MMI a 100%





COMO CODIFICAR A BATERIA AUDI A4/S4 / A5/S5 B8

  Como viram no tema anterior o agora que ja sabem ver o estado da bateria através do VAG-COM agora iremos aprender a codificar a bateria ao carro e saber se a mesma está bem codificada ou para poder fornecer toda a informação correta ao MMI. Para isso temos que ter noção de algumas coisas.
Uma delas é o "BEM" Battery Energy Management, apareceu com o crescimento de veículos mais modernos e o crescente uso de energia eléctrica para os vários módulos que os veículos trazem, a bateria hoje em dia é um componente vital. Por isso para garantirmos a sua longevidade é necessário codificar como em veículos como Audi A4/A5 e A6 em que estes utilizam um sistema de gestão de energia inteligente.
 Este "BEM" vem em baterias como Varta, Bosch entre outras marcas este e "BEM code" não é nada mais nada menos que um um autocolante semelhante a um código QR por norma situado no cimo da mesma, este código da nos toda informação da bateria que colocamos no veiculo de modo que a gestão de energia seja feita corretamente entre os módulos e para dar nos a informação correcta ao MMI do seu estado de vida.

 Vou deixar alguns exemplos destes códigos "BEM"






Compreender etiqueta "BEM Code". 
Nota: Em alguns casos no "Battery Part Number" pode apenas conter 10 dígitos não fiquem preocupados que mais a frente vou explicar como podem contornar na codificação a falta de um digito.


Agora que já sabemos identificar e compreender a etiqueta "BEM code" vamos la então codificar ou verificar se o "BEM" está bem colocado ao nosso carro, para isso precisamos de VAG-COM, consoante o modelo do veiculo poderá existir varias formas de como codificar através do VAG-COM.


[CAN Gateway]

[Long Adaptation]  


[Channel 4]
Agora em "Stored Value" deverão ter algo semelhante a isto...
exemplo: 4L0915105  VA0 19090221Q4 

Esta é a info que aparece passado algum tempo como referi mais em cima.

Vamos seguir o exemplo deste código "BEM code" que coloquei aqui em baixo para procedermos a codificação.

BEM Code:
000915105DL
VAO340710A0P4
205#VAO3E7A0P41

Então em "New value" colocamos este exemplo como na imagem ilustrada.
depois clicar em "test", "save" e por fim "Done, Go Back".

  Agora para quem tem apenas 10 dígitos no "BEM code" o segredo é dar dois espaços logo a seguir ao "Battery Part Number" e depois colocar então "Batery Vendedor" e por fim o "Battery Serial number" ficando algo semelhante a isto. Depois clicar em "test", "save" e por fim "Done, Go Back".





Curiosidade e Informação muito importante.
  Após ter feito este tutorial e uma pesquisa e testes mais aprofundados descobri que em alguns casos em que por exemplo o MMI já acusa que a bateria precisa de ser trocada e colocamos uma bateria não de marca mas nova e com as mesmas características a que tínhamos no carro, o MMI poderá memorizar ainda o estado bateria que tinhamos anteriormente com a bateria velha mesmo que limpem qualquer erro neste modulo com o VAG-COM esse erro no MMI irá ficar.
Existe uma maneira de contornar isso que é seguirem o exemplo que vou dar a seguir, alterando apenas um digito para +1. 

Exemplo de um BEM Code de uma bateria de origem.
4L0915105 JCB 210413D0SD

Este será o novo codigo. 
4L0915105 JCB 210414D0SD









Alguma Info:

BEM = Battery Energy Management

In view of the increasing use of electrical power in modern vehicles, the battery constitutes a vital component. Therefore, in order to guarantee its long service life in spite of higher loads, vehicles such as the Audi A6 employ intelligent energy management.


Function
The massive rise in on-board power requirements in the latest car generation places fresh demands on batteries, especially in connection with micro-hybrid applications involving stop-start technology and brake energy recuperation. The BEM incorporates ongoing parameters such as the charging status and the age of the battery. This data is then reported to the vehicle computer, which decides upon the energy balance in the vehicle and if required, limits the use of comfort consumers such as seat heating or air conditioning and provides the driver with a warning. Where possible, the aim is to constantly guarantee engine starts.


Differing systems
Themajorityofautomotive manufacturers such as BMW operate with an open system, i.e. the independent retrofitting market can install a suitable battery without the need to reprogram the vehicle electronics. However, producers like Audi employ a closed system and allocate so-called BEM codes for originalretrofittingbatteries. Unfortunately,suchcodesare unavailable for free spare part batteries.


Installation of batteries without a BEM code
Basically, the installation of a non-BEM free tested battery is possible as exemplified by Audi. However, a battery must be employed that possesses OEM quality (preferably Power Bull and in the case of an original AGM battery, replacement with a Running Bull), is of identical dimensions with the original battery and also has the same labelled performance as the original.


Self-teaching system
In the case of an elderly battery, the vehicle system stores the term “defect battery”. Accordingly, if a new battery is installed without the entry of a BEM code, initially the vehicle does not recognise the presence of a replacement. Therefore, the energy management system must either be informed of the new battery status via a BEM code input, or learn the new battery status. The more trigger events (impulses, signals, e.g. starts, cold starts) experienced by the battery, the faster this process is completed. The vehicle computer then successively releases the previously limited systems, e.g. the full performance of the air conditioning system.


No safety risk
If a high-quality battery is installed without the input of a BEM code, this neither constitutes a safety risk, nor a possible danger of damage to the vehicle electronics or other components.




Video bastante útil: Para breve... https://www.youtube.com/watch?v=IJAScg6JrYI




BEM Battery Energy Management


Audi A4/A5 Battery Replacement Coding

0 Comentários :

Enviar um comentário